sábado, 14 de agosto de 2010

BAIXE BRINCADEIRAS E JOGOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II



O ensino fundamental II é um nível escolar que abrange alunos de 11 a 15 anos de idade, na fase da pré-adolescência, período de crescimento biológico e cronológico. Segundo BÖHME (1999) nesta fase começa a surgir alterações biológicas decorrentes da maturação, como: evolução do crescimento, da maturação sexual, do aparecimento de pêlos, alterações hormonais e etc. É importante destacar o papel que a Educação Física escolar carrega dentro dessa fase da vida do ser humano, auxiliando a lhe dar com as alterações e seus conflitos, contribuindo no desenvolvimento motor, psicológico e social do individuo.
Os aspectos motores devem ser bastante enfatizados, uma vez que, esta fase está relacionada à aquisição de movimentos fundamentais combinados. A Prática da Educação Física vai muito além, promovendo a consciência da cidadania, possibilitando aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, viabilizando a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
Segundo Fonseca (1999), a prática da Educação Física no ensino fundamental está inclusa na grade curricular, como uma disciplina que, traz conteúdos esportivos, de saúde e sociais, que são atrativos para o aluno, como por exemplo, o basquete, pode ser trabalhado de forma esportiva, quando se utilizando das técnicas, pode ser voltado para a saúde quando debatido seus benefícios para o corpo e ainda social quando abordado seu papel no meio social e a necessidade de trabalhar e grupo para se atingir os objetivos, por modalidades:
BASQUETE:
http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1100794793
VOLEIBOL:
http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1139883837
HANDEBOL:
http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1301210775



Um comentário:

  1. cade mais imagens???? eu hein todo site deve ter mais po!mais tirando isso achei ele bem legalzinho,ah antes que eu me esqueça falta um tiquim dee explicaçao! espero que vc entenda as minha reclamaçoes e elogios beijokas!!,espero respostas

    ResponderExcluir